top of page
Buscar
Daniela Lopes

Fissura em concreto armado

Atualizado: 28 de ago. de 2019

Você provavelmente já presenciou a ocorrência de aberturas, ou, como é comumente denominadas, fissuras em concreto. 

Na maioria dos casos a ocorrência de fissuras em concreto armado se dá pela baixa resistência à tração do concreto.  São ocorrências originadas pela movimentação e vibração na área afetada.

Apesar dos transtornos causados, é um problema recorrente, porém tem solução. 

A fissura é uma patologia recorrente, tão comum quanto os problemas de umidade em edificações. 

Em alguns casos, a fissura pode ser superficial, atingindo apenas a pintura. Contudo, há casos em que a fissura pode comprometer a estrutura da construção, tornando a instável e sujeita até a desmoronamento, atingindo a alvenaria e até mesmo elementos estruturais como pilares, lajes e vigas.

O monitoramento de fissuras é importante para garantir a segurança estrutural,  durabilidade, impermeabilidade, além de manter sua funcionalidade e preservar a estética.

Ao apresentar um projeto, é imprescindível que o engenheiro responsável garanta que caso o concreto apresente fissuras, diga-se, aberturas, tais aberturas devem ser abaixo dos limites considerados nocivos e propensos a extensão posteriores. 

Importante frisar, que ao apresentar as primeiras fissuras, o concreto deixa de ser resistente as tensões de tração, sendo necessário a utilização de armaduras resistentes. Ao passar do tempo, é natural que as fissuras aumentem, isso se dá pelo aumento de tração. 

Todavia, eliminar totalmente as fissuras é um trabalho árduo e financeiramente elevado. Desta forma, é comum apenas diminuir as fissuras a dimensões de abertura aceitáveis (até 0,3mm aproximadamente), desde que preserve a estrutura, sua finalidade e mantenha uma estética aceitável.

A consulta à profissionais experientes capazes de identificar os motivos e a apontar as soluções é fundamental.

Há 3 tipos de fissuras classificadas à partir de sua profundidade e abertura, quais sejam:


Fissuras: são superficiais e de menor gravidade. Na maioria das vezes alongadas e estreitas. Não implica em problemas estruturais. É necessário um monitoramento constante,  afim de avaliar sua evolução, uma vez que toda rachadura é decorrente de uma fissura.



Trincas: são consideradas aberturas mais profundas, tendo como diferencial a separação entre as partes. Sao consideradas perigosas, pois podem alterar a estrutura e a segurança da edificação. 



Rachaduras: tem o mesmo diferencial das trincas em relação a separação das partes, porem são maiores, profundas e acentuadas. Requer tratamento urgente, merecendo sinal de alerta.

A melhor solução sempre é a prevenção para evitar quaisquer tipo de fissura e problemas posteriores. Um bom projeto, material de qualidade, cálculo estrutural preciso, bons profissionais envolvidos. Entretanto, nas situações que já possuem fissuras na estrutura é primordial detectar o motivo e as causas que poderá ser das mais variadas.



Consulte a STANCH - SOLUÇÕES EM IMPERMEABILIZAÇÃO sobre os produtos indicados para cada patologia.

309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page